Re.Cria: uma imersão na natureza & expansão criativa
Quando comecei a fotografar, eu queria tanto ser vista como profissional que não conseguia compreender o verdadeiro significado da palavra amadora: aquela que ama o que faz. Talvez essa seja a maior beleza das primeiras vezes, quando o perfeccionismo ainda não tomou conta e a liberdade criativa simplesmente flui, sem qualquer apego aos resultados. Quando decidi criar minhas próprias imersões criativas, me dei conta de que eu poderia fazer com que todas as vezes fossem como as primeiras. Uma vez que o tempero de cada vivência está nas trocas e nas singularidades que acontecem nelas.
A cocriação é um conceito que sugere que você não está sozinha(o) na criação da sua realidade. Em vez disso, você desempenha um papel ativo junto ao universo na manifestação de seus desejos. Sempre acreditei muito nisso. Muitas vezes, ao longo da minha trajetória, tive que confiar na minha sensibilidade e no meu campo intuitivo para construir caminhos ainda desconhecidos. Principalmente em uma carreira totalmente inusitada e independente, onde manter minha autenticidade foi essencial para que meu trabalho fosse possível, mesmo diante de tantos fatores externos desfavoráveis. Já tive que me reinventar tantas vezes ao longo das últimas décadas que hoje sinto que adquiri um repertório que só a vida conseguiria ensinar.
E foi daí que surgiu o desejo de partilhar muitos desses aprendizados, conduzindo uma experiência bastante intimista em um dos meus lugares favoritos no mundo. Será um grupo pequeno com algumas pessoas que, assim como eu, buscam expandir a mente, sair do senso comum e conectar com novas formas de explorar a criatividade. Ao longo de 5 dias de imersão em uma profunda conexão com a natureza, iremos expandir nossos sentidos e aflorar nossa essência criativa de forma livre e coletiva.

Uma ideia nasce para expandir, mas
aqui vai um lampejo do que esperar:
A COCRIAÇÃO SERÁ NOSSO TEMPERO. SEJA NA COZINHA, NA MÚSICA, NA ESCRITA, NO DESENHO, NA FOTOGRAFIA, NO MOVIMENTO OU NO SILÊNCIO, A IDEIA É QUE VOCÊ PERMITA QUE SUA CRIATIVIDADE SE MANIFESTE LIVREMENTE SEM OS MEDOS E JULGAMENTOS QUE NOS PRIVAM DE UMA VIDA MAIS LIVRE E MAIS CONECTADA COM NOSSA PRÓPRIA NATUREZA. O EFEITO SURPRESA NA PROGRAMAÇÃO É INTENCIONAL, PARA SOLTAR POSSÍVEIS EXPECTATIVAS E CRIAR UM ESPAÇO SEGURO PARA QUE TUDO ACONTEÇA COM FLUIDEZ E LEVEZA. // UM GRUPO INTIMISTA DE NO MÁXIMO 8 PESSOAS // ACOMODAÇÃO EM QUARTOS DUPLOS RÚSTICOS DE FAZENDA NO ABRIGO DAS ÁGUAS // GASTRONOMIA NATURAL E LIMPA, RESPEITANDO AS RESTRIÇÕES DE CADA UMA // BALANÇOS SENSORIAIS, BANHO DE FLORESTA, TRILHAS E CACHOEIRAS // SAUNA À LENHA COM BANHO RESTAURATIVO EM NASCENTES // 65 HECTARES DE FLORESTA EM UMA ÁREA DE PRESERVAÇÃO DE TOTAL PRIVACIDADE // WORKSHOP DE FOTOGRAFIA SENSORIAL E OLHAR FOTOGRÁFICO CONDUZIDO PELA PATCHI // AUTOESCRITA, CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS E STORYTELLING // WORKSHOP DE COZINHA CRIATIVA E INTUITIVA COM A CHEF SILVANA CARVALHO // RODA DE CONVERSA INSPIRADA NO LIVRO "O CAMINHO DO ARTISTA" PARA DESBLOQUEIO CRIATIVO // NOITE DE FOGUEIRA COM OBSERVAÇÃO DE ESTRELAS LONGE DE QUALQUER INTERFERÊNCIA LUMINOSA // OPORTUNIDADE ÚNICA DE VER E/OU FOTOGRAFAR A VIA LÁCTEA // MEDITAÇÃO BUDISTA ZAZEN GUIADA PELA MONJA LENITA MERIZIO OBS #1: NESSA ÉPOCA DO ANO AS ESTRADAS SÃO ACESSÍVEIS PARA QUALQUER VEÍCULO, MAS SÃO BASTANTE RÚSTICAS. TEREMOS SUPORTE DE UM VEÍCULO 4X4, CASO NÃO SE SINTA CONFIANTE PARA SUBIR COM SEU CARRO. SENDO ASSIM, SEU PONTO DE CHEGADA SERÁ EM UM BAIRRO RURAL BASTANTE ACESSÍVEL DE ITAMONTE. TAMBÉM DAREMOS TODO SUPORTE POSSÍVEL PARA SUA CHEGADA CASO SEJA NECESSÁRIO COORDENAR CARONAS ENTRE AS PARTICIPANTES. OBS #2: A ACOMODAÇÃO É SIMPLES E MUITO ACONCHEGANTE. ESTAREMOS EM UMA ÁREA BASTANTE REMOTA REPLETA DE UMA NATUREZA EXUBERANTE, ENTÃO É POSSÍVEL ENCONTRAR ALGUNS BICHINHOS INOFENSIVOS QUE VIVEM POR ALÍ. OBS #3: SINTA-SE LIVRE PARA LEVAR QUALQUER INSTRUMENTO MUSICAL, OBJETO OU EQUIPAMENTO QUE FAÇA SENTIDO NO SEU PROCESSO CRIATIVO.

Por que comigo?
Como todos somos em essência, eu era aquela criança que transbordava criatividade. Meus professores no colégio sempre diziam para minha mãe me incentivar a seguir uma carreira artística porque eu claramente não levava muito jeito para outras áreas. Cresci e segui o que sempre foi natural pra mim, mas a vida foi me fazendo esquecer a preciosa liberdade criativa que só as crianças sabem ter. Por sorte, ainda peguei uma boa época sem a influência negativa da internet, mas nunca consegui me identificar com os processos criativos que me foram ensinados. Desde a faculdade de design gráfico, o mercado de trabalho criativo, a transição de carreira pra fotografia, depois pra escrita ou tudo que construí ao longo de 10 anos trabalhando com redes sociais. Sempre tive a sensação de estar nadando contra a corrente.
A verdade é que, ao entrar para o meio criativo, me deparei com ambientes extremamente tóxicos, pautados por egos inflados e uma arrogância que fazia minha criança interna sair correndo. Não à toa, eu nunca consegui ficar mais de 1 ano trabalhando em um mesmo lugar, por mais legal que parecesse ser. O sentimento de inadequação era tão frequente que me fazia acreditar que eu nunca seria uma pessoa suficientemente criativa, ou que eu era sensível demais para estar nesse meio. Foi um prato cheio pra síndrome da impostora que se instalou em mim por tantos anos. Por outro lado, o senso de deslocamento fez com que eu canalizasse todo meu potencial criativo no maior projeto de todos: meu próprio caminho. Fiz dos meus incômodos um combustível e conquistei muito mais que um trabalho autêntico e uma carreira um tanto improvável para uma mulher independente.
Assumir a criatividade como a ferramenta principal que norteia meu trabalho foi libertador, mas isso só veio com muita maturidade e autoconfiança profissional. Algo que tive que conquistar por conta própria e posso garantir que não foi nada fácil. Hoje é uma grande honra poder fazer parte do caminho de outras pessoas, conduzindo uma imersão cujo intuito é expandir a criatividade de forma livre, natural, prazerosa e coletiva, como eu acredito que deveria ser.

Será que é pra você?
Qualquer pessoa é bem-vinda e todo repertório de vida vem para somar, sem restrições. A criatividade se manifesta nas nossas intenções. Acho difícil encontrar algo que defina melhor a vida se não o nosso ímpeto de sermos cocriadores daquilo que sonhamos viver. Sempre trabalhei com criatividade e, tirando a parte chata de qualquer trabalho, sinto como se eu vivesse um lindo convite para levar minha criança para brincar. Acho lamentável que a vida adulta e o sistema no qual vivemos tenha nos distanciado daquilo que faz parte da essência de qualquer ser humano, nos privando de algo que torna a vida muito mais leve. A manifestação artística é terra fértil de grandes descobertas e aprendizados. Em uma conexão profunda e imersiva com a nossa natureza, iremos criar um espaço seguro de criação livre, sem julgamentos ou juízo de valor, explorando todos os nossos sentidos e abrindo espaço para que a criatividade se manifeste.

Sobre o Abrigo das Águas:
Por mais que eu busque as melhores palavras, sinto que seria injusta. O Abrigo das Águas é um lugar impossível de ser descrito. Um verdadeiro refúgio nas montanhas com a simplicidade da fazenda e um espaço encantador idealizado por mulheres inspiradoras muito à frente do seu tempo. Estaremos imersas entre montanhas, florestas, riachos e cachoeiras, que trazem fluxo e aterramento a tudo que chega. O Abrigo das Águas está localizado na região mais exuberante da Serra da Mantiqueira, dentro do Parque Nacional do Itatiaia, com uma área verde de mais de 65 hectares. Apesar de ser um paraíso tão particular e escondido, pra mim ele é bastante íntimo, já que eu tive o enorme privilégio de tê-lo como meu próprio abrigo durante 5 meses. Foi um tempo de muita expansão criativa e uma profunda conexão com a natureza. Posso dizer que muito do que sou hoje é fruto dos momentos indescritíveis que passei lá e dos laços genuínos e profundos que criei com a Monja Lenita, que traz tanta luz e sabedoria pra esse paraíso e que cuida da nossa natureza como seu próprio lar. Hoje é uma honra poder partilhar um lugar onde revigoro e alimento toda minha natureza criativa. Mais ainda com a missão de expandir coletivamente, proporcionando uma experiência única de muita conexão, leveza, fluidez e diversão.
A cidade mais próxima da fazenda é Itamonte-MG, cerca de 4 horas de viagem saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro. O acesso até o refúgio pode ser complicado com carros baixos para quem não tem costume de dirigir em áreas rurais, mas é possível nessa época do ano. Podemos coordenar um local seguro e acessível para estacionar em Itamonte com condução para ir e voltar até o abrigo em veículo 4×4, caso necessário.






O QUE INCLUI:
#01: Hospedagem nas 4 noites da imersão em quarto duplo* no Abrigo das Águas;
#02: Todas as refeições a partir do jantar de boas-vindas até o almoço de despedida;
#03: Vinho e bebidas não alcoólicas oferecidas durante refeições;
#04: Alimentação vegetariana e natural, feitas com muito amor pelas mãos da chef Silvana Carvalho, respeitando qualquer tipo de restrição alimentar;
#05: Roda de conversas inspirada no livro “O Caminho do Artista”;
#06: Diversas atividades criativas conduzidas pela Patchi, explorando o potencial criativo de cada pessoa;
#07: Todas as fotos registradas pela Patchi durante a imersão;
#08: Meditação Zazen guiada pela Monja Lenita Merizio;
#09: Uma aula de cozinha criativa e intuitiva com a chef Silvana Carvalho;
#10: Muitas surpresas, conexões, novas amizades e a expansão de uma mente criativa.
* horários livres de check-in e check-out – o abrigo será todo nosso.
O QUE NÃO INCLUI:
#01: Transporte do local de origem até Itamonte, ida e volta;
#02: Suporte de veículo 4×4 na chegada e saída da fazenda – podemos coordenar, caso necessário;
#03: Qualquer outro item não descrito como incluso.
IMERSÃO COM TUDO INCLUSO:
___________________________________________
>>> R$ 5.110 à vista
[ou em 2x via pix até a data da imersão]
>>> R$5.650 em até 6x no cartão
[via link de pagamento]
A fim de buscar a melhor energia entre o grupo, irei conversar individualmente com cada pessoa para alinhar expectativas. Depois da conversa, sua inscrição será confirmada mediante comprovante de pagamento.

BÓRA COLOCAR A MÃO NA MASSA?
>>> mande um oi mais íntimo aqui
ou no hello@patchinpixels.com
Por se tratar de uma imersão bastante intimista e profunda, gosto de começar a nossa troca te conhecendo um pouco. A ideia da conversa é alinhar expectativas e fazer você se sentir mais confiante para mergulhar no seu processo criativo. Será uma honra poder fazer parte dele... me escreva!
“Por trás de toda vida há uma força criativa que permeia tudo – inclusive nós mesmos.” – Julia Cameron

POLÍTICA DE CANCELAMENTO POR PARTE DO CLIENTE: Até 48 horas após o pagamento: devolução do valor integral pago; Até 7 dias antes do evento: 50% de multa sobre o valor pago; Após 7 dias antes do evento não haverá reembolso do valor pago.